sexta-feira, 2 de julho de 2010

Recordar Lisa Gerrard & Brendan Perry




Lisa Gerrard e Brendan Perry, eram os vocalistas e compositores dos Dead can Dance,nome inspirado numa máscara aborígene aparentemente macabra mas que simbolizava a capacidade de coisas inanimadas de tornarem animadas, como os intrumentos musicais.
A designação de música alternativa, neste caso, é demasiado vaga, mas como catalogar um género de música único com tantas influências onde a música medieval, árabe, ou da renascença europeia se entrecruzam a cada trabalho? Não é tarefa fácil... Mas que importam os rótulos?
A voz singular(Contralto)de Lisa Gerrard, era o elemento principal da originalidade da banda, que rapidamente se tornou numa das bandas de culto dos anos 80/90.
As suas interpretações, algumas na língua imaginária que começou a desenvolver por volta dos 12 anos, eram celestiais, quase como um elo de ligação entre o mundo terreno e o divino!










Apesar de ter passado meses ou talvez anos sem tirar os álbuns  da estante,the serpent's egg, e em especial a música The Host of Seraphim é e será uma das minhas preferidas, além disso marcou uma época importante.
A beleza  perdeu-se um pouco quando foi banalizada pelos Media e foi passada em doses enjoativas, em tudo o que era estação de televisão quando morreu a Princesa Diana.

2 comentários:

Anónimo disse...

Durante anos ouvi Dead Can Dance com muito prazer. Depois um longo interregno.
Até que, no ano passado, em Belo Horizonte, fui surpreendido por uma magnífica interpretãção de Saltarello, em flauta de bisel e viola barroca. Veio-me então à memória esse magnífico Aion.
Bela lembrança, a tua.
Que que me lembra, também, um encontro-surpresa, algures em 91...

Sininho disse...

Pois, isso foi antes de descobrires o abençoado caminho aéreo para o Brasil...
Gosto muito desse tema Saltarello e estive vai não vai para o colocar mas depois optei por estes, por causa da voz da Lisa.
O encontro foi mesmo inesperado, levou até longos momentos para me refazer do quase 'susto' !!!Eh eh
Beijinhos