sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O amor aos livros...


...aos papeis
e a paixão pela escrita, por Jorge Fallorca.



.
"...Raramente começo uma viagem sem um bloco novo. Procuro-os nas pequenas papelarias, preferencialmente de província, onde me anima acreditar que sou esperado por um bloco de folhas imaculadamente pardas, dimensão consentânea com o bolso da camisa, do blusão, sem que a espiral metálica entre em conflito com a lapiseira e o cachimbo.

Essa ronda é apenas um dos subterfúgios a que recorro para ritualizar a viagem da escrita em viagem, pois nada me impede de recorrer aos guardanapos de papel- durante as vagabundagens estáticas-entretendo-me a formar cadernos onde deposito uma esctita deliciosamente indecifrável e aleatória, sem me preocupar que o seu futuro não exceda a utilidade do suporte:o guardanapo, recorde-se.

Por vezes, raras vezes, entretenho-me a arrumar ou consultar esses blocos incompletos e descubro citações de livros, também eles abandonados a meio, que provavelmente anotei na ilusória expectativa de um futuro melhor do que o prazer concedido pelo esquecimento.

O mesmo se passa com a facilidade com que cedo à tentação de comprar livros e cachimbos, não consentindo que esse impulso mágico seja perturbado pelo pressentimento que já os possuo.
É um facto que fico sempre com menos dinheiro, mas quando compro esse livro ou esse cachimbo-mais frequentemente um livro-não admito que pudores consumistas me algemem o prazer da repetição..."



2 comentários:

fallorca disse...

Bem aconchegado :)

Sininho disse...

Quanto a mim, um tipo de escrita que muito aprecio e na qual me revejo.
Ainda não acabei mas estou a gostar muito desta feliz descoberta!:))